segunda-feira, 5 de maio de 2008

Samba de uma nota só

Alguém se lembra daquele jingle de uma campanha política para o governo do estado composto por Roberto Mendes?
- "Só se vê na Bahia, só se vê na Bahia!"
Ou as palavras de Otávio Mangabeira, quando governador da Bahia, sobre a nossa terra?
- "Pense num absurdo. Na Bahia tem precedente."
Ou que tal, novamente nosso saudoso ex-governador, quanto à apatia política, econômica e social, mesmo com uma rica cultura, identificando a existência de um "Enigma baiano"?

Ok! Ok! Talvez eu ainda não tenha vivido o suficiente para trepidar num terremoto (apesar de ser essa a sensação com os buracos nas estradas) ou voar em balões de ar e acabar fazendo companhia a Sawyer, Jack, Lock e Cia ltda. Mas ao estacionar meu caminhão para descarregar uns pacotes vindos do Campo Santo, na porta da Faculdade de Medicina da UFBA (apesar do mau cheiro, ainda torço para que tenha sido apenas terra), me deparei com uma roda de capoeira e um som maravilhoso vindo do berimbau. Caramba! Não sei o que era mais impressionante, se o deslizar dos corpos pelo ar, parecendo contrariar as leis da física, ou aquele som mágico que ecoava de um instrumento que sempre quando encontro um turista, ele parece todo atabalhoado por não conseguir tirar uma nota sequer de um instrumento com uma corda só. Ah, isso realmente só se vê na Bahia, com uma corda só, ainda fazer brilharem os olhos e acariciar os ouvidos de tanta gente! Ao que me faz lembrar, feitos só registrados por Tom Jobim no seu "Samba de uma nota só" e por Nícolo Paganini que, por tamanha habilidade no violino, fora acusado no século XIX de ter um pacto com o demônio só porque conseguia tocar uma sinfonia inteira com apenas uma nota musical (com certeza tem outros, mas não lembro). Aqui na Bahia temos vários anônimos que fazem isso... até um tal de Ganga Zumba, grande mestre e amigo.




Aliás, por alto, ouvi até um comentário que um não sei quemzinho teria dito que baiano é burro. Tudo bem que compor uma música do quilo de "segura o tchan, amarra o tchan" não é uma prova muito boa de destreza mental, mas para quem já produziu gente como Jorge Amado, Dorival Caymmi, Castro Alves, Raul Seixas, Otávio Mangabeira, Glauber Rocha, Calasans Neto, Anísio Teixeira, Ruy Barbosa, Juliano Moreira, Milton Santos e Gregório de Matos (ufa!!!), e hoje é representada por Ubiratan Castro, Caetano Veloso (com muuuuitas ressalvas), João Ubaldo Ribeiro, Mário Cravo, Sérgio Gabrielli, Luis Henrique Tavares, Herbet Conceição, Tavares Neto, Consuelo Novais, João José Reis, Roberto Santos, Yeda Castro, Carlinhos Brown (outras tantas ressalvas...), acho que dá para relevar...

Ah, e por sinal, me disseram que esse tal é doutor. Então, um recadinho para o "doutorzinho": Cuide de doença, que de cultura baiana já deu para perceber que sua capacidade mental beira a ignorância.

9 comentários:

Naty disse...

Sou a primeira a comentar? Ai que emoção! rsrs

Gostei muito do seu texto, Vítor. Bons argumentos... Nem preciso dizer que concordo plenamente contigo, né?

Coitado do "doutorzinho". Como diria Manoel de Barros: coisa que não acaba no mundo é gente besta!

:*

Anônimo disse...

A-D-O-R-E-IIIIIII
AFF ESSE PRETO É DEMAIS...
ACHO QUE PRECISA MARCAR UM ENCONTRO COM ESSE "NOSSO AMIGO"...
CASO CONSIGA LEMBRE DE DIZER A ELE QUE BAIANO QUE NASCE BURRO, NASCE MORTO.
AH PROPONHA QUE ELE PARTICIPE DA PRÓXIMA FASE DA NOVELA MUTANTES DA RECORD ELE VAI OCUPAR PAPEL DE DESTAQUE...

Rebeca Dias disse...

"A ignorância não fica tão distante da verdade quanto o preconceito." (Denis Diderot)

Pior do que não averiquar os reais motivos do baixo desempenho dos alunos no ENADE e não tomar medidas cabíveis para melhoria, é subestimar sua capacidade mental num "surto" de preconceito infito que configurou um "tiro no próprio pé".

No site G1, uma afirmativa com a qual concordo plenamente:

"Ele teve um surto de imbecilidade. A declaração é de uma imbecilidade ímpar, condenável sob todos os aspectos. Utiliza um conceito ultrapassado, o de QI, e traduz um preconceito profundo contra o povo baiano, que é a terra de Ruy Barbosa, Castro Alves, Caetano Veloso, Glauber Rocha, Gilberto Gil...”, frisou Wagner."

Vi!!
Saudades imensas.


Atenciosamente,

Rebeca Dias.

Incognoscível disse...

´trabalho dedicado,muitas pesquisas e tal.. mas não me causou emoçao...
valeu a leitura,prossiga!!!

Mendes disse...

Vitor VB, o texto "QI do Berimbau" é realmente do André Carvalho, e pela linguagem utilizada pareceu-me que o conhece pessoalmente, estou certo?

Se quiser ver outros textos dele é só acessar o Pilórdia (www.pilordia.blogspot.com) e na coluna Categoria clicar em *André Carvalho para outros artigos dele.

E o Pilórdia foi criado para trazer da web artigos interessantes e portanto também está 'a sua disposição, navegue 'a vontade.

E parabéns pelo Caminhão de Idéias, abs - Antonio Mendes.

Anônimo disse...

Oi Vitor

Sou o André, do texto QI do Berimbau. Obrigado pelos elogios. Atraves do Blog Pilórdia, cheguei ao seu Caminhão. Muito legal. Parabéns. Vou voltar sempre para receber novas idéias.

Forte abraço

André Carvalho

Mariana Amália disse...

Seu texto é otimo ao ressaltar os aspectos culturais baianos, sem esquecer de que não é só uma produção musical mas literaria, cientifica ou seja produção de conhecimento(...) È lamentavel declarações deterministas saidas de um funcionario publico onde o discurso deveria soar coerente afinal tem se a ideia de que o ensino superior "ilumina o homem" mas ao contrario apenas engessa e faz do discurso preconceituoso um discurso mais polido e "qualificado" T+

Anônimo disse...

É isso aí..Muito bom!!

Isabel Carvalho disse...

Vc foi mto gentil qdo disse q a capacidade mental do doutorzinho "beira" a ignorância. Ele é um burro de pensar assim e mais burro ainda por expor esse pensamento. Ele perdeu uma grande chance de ficar calado e fingir que é inteligente.