quinta-feira, 22 de maio de 2008

A inquisição da Sexta-feira

Acho que, ultimamente, tenho tido mais folgas que trabalho propriamente dito. Fico me perguntando o porque de tanto feriado, mas já que não tenho com quem reclamar, é melhor ficar quieto.

Desde pequeno aprendi que o capitalismo funciona mais ou menos assim:

- Quanto mais trabalho, mais dinheiro se ganha.

Depois que cresci vi que, na prática, isso não funciona muito bem. Afinal, nunca vi deputado pobre e nem camelô rico. Aliás, nem camelô, nem gari, nem professor do estado, nem caminhoneiro...

Umas das grandes idéias do governo é o "ponto facultativo", só trabalha quem quer! Se fosse seguida a lógica capitalista, se ganha-se por produção e nesse dia só trabalha quem quer, quem trabalhar produzirá mais e ganhará mais, correto? Bem... quem não trabalhou não produziu, mas ganhará o mesmo. Por isso ninguém trabalha! Ou melhor, não trabalha quem já não produz. O ponto facultativo existe na esfera pública, logo, o estado não produz! Se o estado não produz, não ganha dinheiro. Portanto alguém tem de trabalhar para sustentar o estado. Quem trabalha, ganha dinheiro e paga imposto. O imposto é pago para o... é melhor deixar para lá.

Esse fim de semana meu caminhão estará na oficina. Como não vou trabalhar, não vou produzir, então é um pouco menos de imposto que o estado deixará de ganhar, pois eu ganhando menos, pago menos imposto. Entretanto, se eles conservassem melhor as estradas haveria maior escoamento da produção, então teria mais capital circulando e impostos sendo pagos. Eu ganharia mais, pagaria mais imposto, porém teria uma grana sobrando no final do mês para comprar algo para a minha família. Por sinal, independente do que eu comprar, já estará o imposto incluso no produto... Acho que não tem muito jeito...

Cansei... enquanto a CPMF não volta, vou passar meu milésimo primeiro domingo assistindo o Faustão na TV. Pelo menos, por enquanto para isso não preciso pagar imposto... Mas, por que será que a conta de luz veio mais cara esse mês?

Isso é no que dá ficar em casa vendo enforcarem mais uma sexta-feira...

3 comentários:

Rebeca Dias disse...

pegando carona...

o ponto da "estagiária" que tem o trabalho habitual, subordinado e obrigatoriamente oneroso, ou seja, empregada, não foi facultativo neste dia...

por isso eu me atrasei e tive que colocar a perninha de fora pra pedir outra carona e chegar até aqui...

fui perguntando de posto em posto... até que alguém me disse que o entregador estacionou pra curtir feriadão...

pode?

queria agradecer a entrega on-line, já que alguém ficou vendo a dançarina do Faustão de esbarrar com o eterno "Leandro&Leonardo"...

Gostei!
Mais uma vez: Bravo!

Giselle B. disse...

teria coragem de confessar que n gostou do ponto facultativo no feriadão?? Ou preferia acordar travado da boêmia da quinta-feira e ir que nem zumbi trabalhar??!!

Com toda sinceridade do meu ser: Viva o ponto facultativo! Viva ficar em casa olhando pra parede! Viva dormir e acordar mais tarde ainda! Até viva pra meu cachorro que acha que tem q comer na mesa como gente! Aliás... viva comer na mesa com minah família.. que é coisa q só faço estourando uma vez na semana..rsrs

Ah... valeu o comentário na postagem da ortognática... acho que só vc msm e eu lemos esse blog! hehee... Escrevo nele quase como escrevia no meu diário.. de vez em nunca....

Bom...
bjin!

:)

Morena disse...

Sabe aquela velha idéia de sair clicando aqui e lá para ver se encontra algum conteúdo no mar de m... da internet? Achei teu blog. Um texto com gosto de sei lá o que. Aposto que é da capital, só um cara que é da capital fala assim.
Bom isso aqui.
Asta!