domingo, 26 de agosto de 2007

Enquanto isso, em Alagoas...

Mais uma entrega!!!

Recebi uma encomenda bastante importante para levar em Alagoas (desta vez não tem nada haver com fazendas, bois, pensões, lobistas...). Fui incumbido de levar medicamentos para esse maravilhoso povo!!! Eita que a felicidade me bateu na hora!!! Poxa, vou ajudar a quem precisa e ainda vou dar um passeiozinho por lá, que ninguém é de ferro!!!


Dirigindo pela estrada quando me deparo, em alguma cidadezinha, com uma jovem senhora e seu filho, nos braços, ambos chorosos, ele de dor e ela de dó. Ah, como sempre fui muito prestativo, obviamente, parei no acostamento e chamei-os para subirem, pois iria levá-los ao hospital mais próximo.

Passa buraco
e sobe ladeira
e curva fechada
e muita poeira.
Óia a boiada!
Óia o buraco!
Óia o menino!
Óia a parabólica!

Óia o Hospital! Chegamos. E lá entrando só via gente pelos corredores. "Preciso de um médico, preciso de um médico!" - gritava a jovem mãe - "Meu filho está muito doente...". E mal terminou de falar, um senhor se endireitou sobre uma cadeira e disse: "Olhe ao seu redor, todos aqui precisam de um médico". E era gente dividindo maca, sentada no chão, se espremendo nas cadeiras...

Bem que eu já tinha visto algo no jornal sobre falta de médico por ali, mas imaginei que algo tão importante como a saúde não poderia ser deixada de lado como estavam fazendo!!! Não se brinca com a saúde, será que Seu Teotônio não aprendeu quando pequeno???

Foram 88 dias paralisados. Os médicos queriam um reajuste de 50% em seus salários (segundo o sindicato, a média salarial do estado é de R$1500,00) e conseguiram próximo a isso, quase 40%. Além disso, eles pediam uma maior moralização da saúde pública no estado de Alagoas. E sabe aqueles médicos que pediram demissão (cerca de 160)? Vão voltar! E a multa imposta pela justiça (R$100,00 por dia parado)? Não vão pagar! MORALIZAÇÃO! Alguém viu por aí?

E quando eu pensava que isso iria acabar por aqui, sabe o que me disseram pelos corredores do Hospital? Outros 5 mil servidores (enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes sociais, dentre outros) entraram em greve e reivindicam reajuste de 80%...

E eu com o caminhão cheio de medicamentos... Quando tem médico, não tem remédio. Quando tem remédio, não tem quem aplique.

O que aconteceu com a senhora e o menino? Bem, foram para casa tranqüilos, ele só estava com gases...

6 comentários:

mariana disse...

E o que eu posso dizer da segunda entrega?!?!?!?... SIMPLESMENTE perfeita.. Pois é meu amigo...estou besta denovo e orgulhosa denovo.. e não é só vc que fica indignada com o descaso que há nesse país.. isso me revolta e me da desejo de sumir daqui..mas..será que é o certo a fazer??

Na espera da 3 entrega!

Anônimo disse...

Simplesmente perfeito vi.
Acho que nao é preciso acrescentar mais nada, vc conseguiu expressar toda a nossa carência, toda deficiência existente na area da saude..."Neste Brasil corrupção
pontapé bundão
puto saco de mau cheiro
do Acre ao Rio de Janeiro
Neste país de manda-chuvas
cheio de mãos e luvas
tem sempre alguém se dando bem
de São Paulo a Belém"
Boa Sorte viu,acho que vc bem sabe o quanto desejo sorte em sua vida, o quanto desejo que sua vida seja repleta de realizaçoes, o quanto quero seu sucesso.
Bjusss vi, espero tb uma nova entrega viu??
Bjuss.

Unknown disse...

Muito legal seu blog, Vítor.
Esse caminhão de idéias pode fazer uma entrega pra mim ???
Os lugares, ficam à seu critério.
www.centroculturalgangazumba.blogspot.com

Um abraço !!!!!!!

Unknown disse...

ô Bino.. é uma silada!!!
uaeheauheueah ^^

massa meu filho
mto massa! =]

Unknown disse...

* carlos = xrLz = alcÊÊÊÊÊÊÊÊdiss
=]

Anônimo disse...

Mileide,
Faculdades Jorge Amado, Letras.

Acho seu texto um primor. Mais, muito mais que arte, tem politica nele. Tem arte e politica! Justos são os questionamentos.

Num País como o nosso que tinha tudo para ser cheio de possibilidades, acabamos sem nunhuma por conta do descaso, por conta da "sacanagem political" e para ser bem mais honesta e sincera comigo e com todos, por conta da Ilicitude ou roubo como queiram denominar.

O certo mesmo é que estamos andando feito caranguejos.

Bom? Ruim?? Eu acho péssimo! Mas enfim! Lutemos para que o Brasil não se transforme numa "joça" completa!

NÃO a politicagem e SIM aos direitos humanos, para quem é H-U-M-A-N-O, pelo Amor de Deus!