sábado, 8 de setembro de 2007

O caso do trem "meio-bala"

Bem, com um pouco de atraso, irei falar sobre essa entrega que fiz lá em São Paulo...

Outro dia desses recebi uma ligação para fazer essa entrega, a carga era importada, acho que do Japão (ou seria Coréia? Quem sabe China? deixa pra lá...).

Mas isso não importa muito. A questão é que eu tinha de levar no Palácio dos Bandeirantes!!! Olha que eu estou virando chique!!! Até entrega para governador estou fazendo! E dois de vez, viu?! Além do Zé, conhecido também por Sr. Burns, quem estava lá era o governador do Rio de Janeiro, o Sérgio Cabral (aquele mesmo que disse que Getúlio se matou com um tiro na cabeça - para quem não sabe, o tiro foi no coração... até minha mãe, que odeia história, sabe disso...).

Pois então, como eu já estava por lá mesmo, fiquei para ver sobre o que falavam aqueles dois senhores lá na frente do auditório do palácio. Hum... coisa interessante, imagina que eles estão querendo fazer uma ferrovia que liga São Paulo ao Rio de Janeiro?! Mas não é uma ferrovia qualquer, é para a passagem de um trem bala!!! Siiiiimmm!!!! Aquele mesmo que grandes cidades de primeiro mundo têm!!! Nossa, que maravilha, além de desafogar um pouco o tráfego aéreo, poderá ter a desoneração das tarifas aéreas nesse percurso (estou me desconhecendo, falei até bonito agora!!!) e é uma alternativa para quem odeeeeeia viajar de avião.

Mas como nada é perfeito, o jeito brasileiro de ser tinha que predominar nessa conversa...

Prestem atenção na idéia... A parte séria da conversa incluía o seguinte: Após a licitação, que deverá ocorrer até o final desse ano, do início ao fim das obras, deverão ser 8 anos (se bem que obra pública no Brasil, multiplique por 3), o valor total seria estimado em 18 bilhões reais (nesse daí multiplique por 3, some 17, eleve à quarta potência e no final você subtrai 10 centavos, para não dizer que eu estou exagerando muito no superfaturamento), o percurso seria feito no máximo em 1 hora e 25 minutos e o trem poderá chegar até a 300km/h. Agora chega a parte, um pouco, digamos, diferente da questão... José Serra, com toda a seriedade que a sua ilustre careca lhe proporciona, diz que, ao invés de se trazer um trem bala, poderíamos ter um trem "meio-bala"!!!

Hein? Quê? Cuma? Trem "meio-bala"? Até eu fiquei curioso...

É o seguinte: Como já tinha dito, o trem bala chega a uns 300 km/h. Mas o nosso antigo candidato à presidência, propôs que o trem parasse umas 2 vezes no meio do caminho para pegar uns agregados... portanto ele não atingiria sua velocidade máxima final. Por esse motivo, o próprio Zé Mané, ops, quero dizer, José Serra, disse que o trem não seria bem um trem bala, e sim um "meio-bala"!!! Prontamente, o nosso digníssimo Sérgio Cabral (que pelo sobrenome já nos mostra o porquê de idéia tão brilhante), concordou e fez coro à nomenclatura dada ao nosso ultra-veloz trenzinho...

Pois então, uma política meia-boca quer nos dar um trem meia-boca, digo, meio-bala...

9 comentários:

Unknown disse...

Vitinhooo,
nossa com blog e td mais...
rsrs, parabéns pelo seu blog.
seja bem vindo ao mundo dos blogueiros!!!rsrs.
BjOo*

by: bele

Anônimo disse...

Rs,perfeito.
Mais uma vez venho aki p dizer algo que vc ja sta cansado de saber. Admiro demais sua capacidade de perceber e dscutir as coisas, e esta foi so mais uma prova de sua capacidade.
Mais uma vez concordo com vc e me encanto cada vez mais com suas entregas.
Bjuss

Unknown disse...

Vitor!!!
Vc é o Arnaldo Jabor da Bahiaaa!!!
E pq naum seria Vitor da Bahia para o Mundo?!
Te preparaaa...rss
É até suspeito eu falar do seu sucesso,já q naum sou só uma leitora assídua,sou sua fã!!!:)
Parabéns!!!
Bjs!

Unknown disse...

Mesmo sendo sua fã(uma suspeita pra falar); a qualidade do seu trabalho prova o qto és talentosoo...
bjinhus!

Unknown disse...

Olá!
Achei teu blog na comu lá do orkut.. adorei essa idéia que tiveram, pq nem a pau eu ando de avião!!!
um trenzinho ligando nao só sampa e rio, mas tambem os outros estados seria d+!!!
avião só serveria mesmo pra viajar pro exterior.
Adorei seu blog, bem escrito!
bjs, até uma próxima!

Anônimo disse...

Vitao!!!
Sem duvida o trem meio bala eh o melhor texto, adorei como vc trabalhou a ideia, faço coro as outras opnioes, com essa qualidade no texto nem me sinto capaz de compartilhar um texto com vc...=)
Parabens negao e continue trabalhando bem as suas boas ideias.
Forte Abraço!!!!

Fernando Medeiros disse...

O trem "meio-bala" no final de tudo não vai bastar de um metrô normal que vai a uns 10km/h a mais que o metrô comum... PORÉM, será um metrô com custo superfaturado... lindo. E é assim que o país vai pra frente xDD~
Assim... mesmo que demore... que saia bem feito pelo menos, né? =\

Vitor, seria mais facil dar ctrl+c ctrl+v nos comentarios anteriores mas eu vou escrever por mim mesmo: o blog está D+! Extremamente bem escrito! É o tipo de texto que faz as pessoas se interessarem cada vez mais a medida que estão lendo.

Posso dizer que tbm me tornarei um assíduo "comentante" aqui no seu blog.

Abs e Até mais!

Unknown disse...

Que entrega no mínimo INUSITADA (Pra acompanhar a eloquência do seu texto).
Mas é isso que dá fazer um "meio voto" ou "voto meia-bala".
Valeu Victor. Continue mostrando pra galera que apesar de tudo, ainda tem gente aqui que luta.

ASÈ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Kbelo...

Por um instante cheguei a imaginar q vc seria um colega meu (economista)...

Depois vi competência de Ministro dos transportes...

Mas aí lembrei q vc "adora" a Voz do Brasil...

Heheheheheheee...

Ficou massa... Vou entrar em contato com um brother meu da Revista Veja e ver se consigo um estágio p Vc!

Rsrsrsrsrsss...

Um Forte abraço!