quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

De Cantareira a Sobradinho. Quem se importa?

O Sistema Cantareira atingiu, hoje pela manhã, 16,7% de sua capacidade sem levar em consideração a reserva técnica, que foi aquele acréscimo referente ao volume morto. Considerando esse volume, o armazenamento de água em relação ao volume útil, é de 46%. Isso faz com que os problemas que causaram toda aquela comoção por parte da mídia sejam, praticamente, esquecidos. Geraldo Alckmin, que tanto culpou São Pedro pelos problemas de desabastecimento, deve estar feliz com isto.
Dinho (para os íntimos), já deve ter esquecido da Represa Billings que, tendo o investimento necessário para a sua recuperação, poderia representar não somente o desafogamento do Cantareira, mas a possibilidade de se alcançar regiões que ainda passam por problemas de abastecimento, independentemente da época do ano, de São Pedro, do Lula ou dos Stormtroppers. PODERIA! Futuro do pretérito. Afinal, sua preocupação está em bater em estudante e roubar dinheiro da merenda. Mais parece o Nelson de "Os Simpsons" do que governador de São Paulo. Deve ter aprendido com o Mr. "Serra" Burns.
Enquanto isso, Sobradinho, que chegou a ter 1% de volume útil em dezembro, hoje, segundo dados do ONS, opera com 12,86% graças às chuvas que vem caindo no norte de MG principalmente. Ainda assim, no seu total, a Bacia do Velho Chico tem em torno de 20% de sua capacidade total. A mídia ouviu especialistas nessa questão e.... Gente, mentira. A mídia continua calada pois se trata do Nordeste, né?

Fonte: sertanianews.com.br
Aí a gente pensa (nem todo mundo): Sofremos há tanto tempo com a seca e temos alguns programas do governo que são interessantes para ajudar as pessoas desse tão sofrido sertão de nosso brazilzão. A transposição do Velho Chico está aí chegando sorrateiro e já tem mais de 80% de seu projeto concluído e fará uma redistribuição das águas do rio, chegando em locais que antes não chegava. Inclusive vai deixar de chegar em lugares que antes chegava. Inclusive (2) secando alguns rios perenes e deixando de haver alguns intermitentes. Inclusive (3) vão fazer o milagre da multiplicação das águas. Não enchem um reservatório, mas vai ter água para correr o sertão inteiro. Senta lá, Cláudia.
Água para o povo! Brincadeira... é para a agropecuária mesmo.

Nenhum comentário: