quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O falso convívio ou Relações Facebookianas

"Fulano mudou seu status de solteiro para namorando". De repente aquele alvoroço, uma chuva de curtidas, comentários, mensagens inbox, ligações, chamadas no whatsapp... Praticamente uma mobilização nacional com passeatas, faixas, apitaços e até a chamada de Sérgio Chapelin dizendo "no Globo Repórter de hoje, o início do namoro de um amigo no facebook. De onde ela surgiu? Porque a mudança de status em tão pouco tempo? Quando será apresentada aos amigos?"

Por que tanta importância é dada a algo cujo interesse só se torna objetivo à pessoa que está dentro da relação? Qual o motivo da subjetividade das outras, o interesse na vida íntima, muitas vezes de pessoas com quem não se tem um mínimo de convívio, mas a necessidade de se saber sobre a vida alheia se torna algo tão excitante? E as suposições se tornam constantes. É Fulaninha do trabalho? Siclaninha da faculdade? Beltraninha do colégio? Voltou para a ex? Teeeeeeeeeempo!!!

Qual a real função das redes sociais? Aproximas os amigos, manter contato, saber sobre o que acontece na vida do outro... opa! Chegamos no ponto em questão. Postamos o que queremos. Mesmo que seja uma falsa notícia de namoro [;)]. Mais que divulgas sobre sua vida, as redes sociais viraram um livro de visitas e cada postagem é uma nova sessão a ser visitada.Quem nunca se frustrou com a ausência de curtidas/comentários em uma nova foto, vídeo, frase de CFA ou qualquer nova postagem? Carência! A mesma solução de aproximação que as redes sociais nos concebem, tornou-se motivo de isolamento. O novo ópio do povo mede quão legal você é, quão interessante você se tornou, pela quantidade de manifestações de apreço à sua vida... mas não é a vida real! "Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar [...]". Quem nessa vida de tem 1000 amigos? 500? 300? 100? 10!!! Contentamo-nos com tão pouco... Basta entrarmos em um chat com nossos amigos que a sensação de satisfação pessoal nos atinge como um falso orgasmo. É um sexo virtual, um prazer saciado com os olhos! Não há sorrisos, mãos, abraços... relações subjetivas!

As redes sociais se tornaram fonte quase que única de notícias. Pergunte-se três informações que saíram na capa do jornal essa semana?! Agora relembre cinco publicações que amigos fizeram. O que é mais fácil saber? Essa questão ultrapassou a premissa do interesse para se tornar um problema de ordem social! Claro que há vida inteligente na internet. Ainda nos deparamos com notas interessantes, artigos, divagações, declarações, informes úteis para a nossa melhor compreensão do cotidiano. Mas... quantas curtidas estes merecem? Melhor, quantos leitores estes tiveram? Ah, mas o texto é grande... Ok! Você se formou lendo as tirinhas da última página dos gibis da Turma da Mônica... desculpa aí!

A vida não precisa ser levada o tempo todo a sério. Rir de piadas, compartilhar bobagens, escrever loucuras, tudo é muito bem vindo. mas a sociedade necessita de muito mais que isso. Escutar de um manifestante de junho que foi às ruas só para tirar foto por modismo é revoltante. Viver é muito mais do que isso, existe vida pós-facebook! Não há rede social melhor do que um barzinho, uma praia ou casa de amigos. O mundo virtual traz facilidades enormes, porém, entre elas, a de se afastar do mundo real, subjetivando-se a vida em detrimento ao que a tela de computador nos proporciona.

2 comentários:

Anônimo disse...

Relaçoes Subjetivas.... que chato ne, mas as vezes unica opção. Realmente que noticia eim, quem são pitt e jollie mediante a isso, sempre tão discreto, vira noticia facil. A futilidade nos tomou dessa forma, infelizmente faço parte disso, nesse caso (em excessão) não curti, nem comentei, já que de fato nao "curti" a noticia... rsrsrs Em fim, voltou com uma bela entrega, que faz jus ao titulo de homem pensante! pára de viajar não, que é bom, entender as insanidades, sanas dos outros....

Isabel Carvalho disse...

Isso mesmo! Relacionamentos superficiais. Pessoas colecionando pessoas. Quem de nós tem 50 AMIGOS de verdade? Ai de quem publicar que está triste, mal-humorado, deprimido... "que cara chato! baixo-astral!". Raros dizem: "então vou á sua casa te dar um colo, te ouvir, enxugar suas lágrimas..." Na vida virtual todo mundo é lindo, inteligente, educado, tolerante, bem casado, politicamente ativo e correto... e feliz! Rum... quem dera! E os encontros presenciais, sem direito á fotos postadas e "checkins", estão em extinção. Que saudades dos papos na varanda de casa, no play do prédio, na pracinha da rua! Olhares, sorrisos, toques, abraços, aconchego... Quais lembranças teremos das relações atuais? Nos porta-retratos teremos fotos dos papos digitados?? :(