terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia da Consciência Negra!!!

(A pedidos)

Hoje, dia da Consciência Negra! O dia em que um monte de gente negra, que todos os dias se mostram brancas, afirmam sua condição enquanto negras se dizendo orgulhosos de quem são.

Não, não falo de escovar, pranchar ou alisar o cabelo, afinal este é de cada um e fazem com o seu o que bem quiserem e entenderem. Não é o cabelo que dirá se vc é negro ou não.

Não, não falo de vestir roupas que denota
m a ascendência africana, pois ninguém tem a obrigação de sair nas ruas todos os dias de alaká e torso na cabeça. Não é a roupa que dirá se vc é negro ou não.

Não, não falo de ser adepto ao candomblé ou outra religião de matriz africana, afinal, a liberdade religiosa deve ser respeitada de modo a permitir que vc cultue aquilo que acredita ser capaz de te dar o acalento necessário para suas necessidadades. Não é a religião que dirá se vc é negro ou não.

Não, não falo de ser contra ou a favor das cotas raciais em universidades, concursos públicos, partidos políticos, eleições ou o que seja, pois esta discussão parte de uma reparação histórica que está muito além do que muita gente pode compreender, pois não é um embate entre o bem e o mal, mas entre opressores e oprimidos. Não é o desejo de reparação que dirá se vc é negro ou não.

Não, não falo de ouvir/compor/cantar músicas onde, predominantemente, negros ou brancos fazem. Eminem é branco, Joss Stone é branca, Amy Winehouse era branca, Charlie Pride é negro, Derrick Green é negro, Khaya Mthethwa é negro (quebrando paradigmas). Não é a música que dirá se vc é negro ou não.

Não, não falo de ter a pele morena, negra, branca, cáucasa, amarela, verde, rosa, cor-de-burro-quando-foge ou qualquer outra denominação que queiram dar, pois a cor da pele só deveria influenciar na hora de se escolher o melhor cosmético para usar. Não é a cor da pele que dirá se vc é negro ou não.

Quem é negro é negro nas idéias, é negro nas atitudes, é negro nas opiniões, é negro na personalidade, é negro na vontade de ser negro, é negro com orgulho de ser negro, é negro porque é negro.

2 comentários:

Mademoiselle Damásio disse...

Dia da conciência negra é todo dia! Vivo bradando isso!!!

Isabel Carvalho disse...

Com ciência negra. Estar ciente que a beleza e o valor das pessoas independe da cor. Não ter preconceito contra sua própria negritude... nem contra os brancos. Usar os cabelos como bem entender, mas desmistificando que cabelo crespo é cabelo ruim. Ruim pra quê? Pra quem? Se posicionar de cabeça erguida, não por ser negro, mas por ser gente, por ser pensante, por ter amor e respeito próprio.