terça-feira, 9 de março de 2010

Pela nacionalização da propaganda brasileira

Em uma dessas minhas andanças pelo país, seja pelos grandes centros ou pelos mais longínquos pedaços de terra, algo que sempre me chamou muita atenção são as propagandas. Bancos, produtos alimentícios, higiene, imobiliárias etc, cada um tentando conquistar a atenção ($$$) de seus clientes e fazendo novas prospecções no mercado. É gente sorrindo de um lado, criança correndo do outro e um forte apelo sobre a família e a população brasileira.

Quem nunca viu, próximo às grandes competições de nossa selecção, aquela exaltação do nosso povo, o orgulho de vestir a amarelinha nos quatro cantos do país... Ou os "nossos" grandes bancos, cada um tentando mostrar que eles é quem investem, verdadeiramente, na família brasileira ou patrocinam grandes eventos tão ansiosamente aguardados pelo nosso povo. Que tal uma famosa pasta de dente de uma empresa nacional que orgulha-se, sorrindo, em ser genuinamente brasileira? Têm muitos outros ainda, de fraldas, de comida de criança, sabão em pó, carro... um sem número destes... Agora, sabe o que a grande maioria deles têm em comum? A falta de negros!

Sim! Nosso país que tem, historicamente, a sua constituição racial sendo uma mistura de negros, índios, cáucasos e mais um sem número de cores, é assolada por uma avalanche de propagandas onde seus principais atores são... brancos??? Tudo bem que dizem que o passaporte mais fácil de falsificar (e o mais caro) é o brasileiro, pois tanto um cara chamado Zvetov quanto um Suchiro podem ser realmente brasileiros, mas em mais de 90% das propagandas a família e o povo brasileiro são retratados por pessoas loiras de olhos azuis ou brancos de cabelos lisos? E mais, ao finalmente colocarem negros como sendo a família brasileira, sempre são negros casados com negros, mas com traços, em sua fisionomia, europeus. Uai, casais interraciais somente em novela e depois de passar por um monte de perrengue???

E nem vou falar das novelas, onde os negros sempre são os empregados, malandros ou marginais. Aí já é muito pano pra manga...

Em tempo... extremamente infeliz a escolha da propaganda do nosso Governo do Estado que figurou algum tempo em outdoors e hoje ainda se vêem em busdoors. Lembro quando vi a primeira vez e, como muita gente deve ter pensado junto, que tratava de uma brincadeira de mau gosto de nossos governantes. Colocar uma foto de uma criança negra e escrito ao lado "preferência nacional dos turistas" é um grave erro, já que o Brasil é considerado um dos principais países de destino do turismo sexual infanto-juvenil.

Bem... é seguir estrada afora agora...

2 comentários:

Pedreira disse...

Demorei de vir comentar né? hehe
Ótimo texto como sempre.
E depois ainda ouço que os negros já conquistaram espaço... Enfim.

Val Benvindo disse...

onde eu assino? belissimo texto.
e ainda me dizem que o brasil é racialmente democratico, vê se eu posso?

beijo. :*