domingo, 15 de março de 2009

Aventuras Momescas - Parte II

"Deixa eu brincar de ser feliz, deixa eu cuidar do meu nariz... Todo Carnaval tem seu fim..." - Los Hermanos

2 semanas depois de terminado o Carnaval, ainda sofro os sintomas da febre que assolou as festividades momescas. E não falo da "Dalila", afinal, de tanto mandarem buscá-la, a gripe deixou o povo foi sem pique até mesmo para levantar da cama.

Guardo algumas recordações das ruas de Salvador durante o Carnaval. Algumas não tão boas, outras piores ainda. Até hoje me pergunto onde foi parar o dinheiro da merenda escolar. De todos os blocos afros que saíram no Carnaval, acho que o único que não teve problemas com verbas foram os Filhos de Ghandi. Somente o apadrinhamento de Gil já é um chamariz considerável ao bloco, mas e quem não tem alguém tão famoso para fazer parte do seu front? Aliás, o velho tapete branco da Avenida tem perdido seu encanto por causa da presença de aventureiros mais preocupados em trocar suas contas por beijos, "chupões" e amassos do que pela tradição dos afoxés. E a cada ano, mais foliões e foliãs voltam para suas casas com colares, histórias, sapinhos e Dalilas em suas malas.

E quem não viu a nossa segurança pública em ação? Um agindo contra o outro! Sim! Polícia X Polícia, o embate do Carnaval! Realmente de uma coisa nós não podemos reclamar, tanto o prefeito quanto o governador afirmaram sobre o aumento do efetivo policial nas ruas. Como o dever deles é o de prender bandidos... Será que eles se confundiram?

Carnaval terminado, agora é trabalhar duro para juntar mais dinheiro, afinal, depois de gastar tudo com abadá superfaturado, taxista dando uma de guia turístico sem avisar (mas não esquecendo de cobrar) e o pedágio para o pivete deixar, ao menos, sua identidade, é hora de investir nos Piu-Pius, Visgos e bate-voltas da vida. Enquanto isso, vou curtindo a graninha extra das latinhas do carnaval, assim meu caminhão logo logo estará pronto para a próxima viagem...

4 comentários:

Anônimo disse...

Maaaaaaassa!!rsrsr

Anônimo disse...

Rsrsrsrs
E vc pelo visto nem foi buscar Dalila e nem cantarolou...Eu quero ++++++++++++++ é beijar na bocaaaaaaaaa!!afff...rsrsrs.
Eu q estava na ruas trabalhando, fui abordada por um folião q me perguntou qual era o tema do carnavaives mesmo?!Bem, eu disse: Afoxés e filhos de Ghandy....ele me olhou e disse: Poxa, eles nem divulgaram tanto assim rapaz, q absurdo, pois eu nem sabia! Pois é, eu também achei um absurdo, mais ainda quando soube aqui q esses blocos tiveram dificuldades mais uma vez para desfilar!aff...até quando?!?
Filhos de Gandhy amigo, o q era aquilo, eu não sou racista não, mas vi mais homens com cara de playboys passando carregadoooooo de colares do q outra coisa!!!

Pois é amigo...isso aqui...ah...isso é Bahia!!!

Ana disse...

O motorista mais gato que eu conheço!!! me dá uma carona!!! bjusss saudades de vc !!!

Pedreira disse...

Pois é. Carnaval tá aí pra os turistas e para os que teem dinheiro. E os blocos afros, claro, esquecidos. Sem contar que só se lembram que eles existem no carnaval, enquanto eles passam o ano todo com projetos. Enfim, falar dessa questão aqui daria páginas. Sobre os Ghandys, é exatamente isso que está acontecendo. A essência está sendo esquecida, uma pena.
Mais uma vez adorei sua crítica.
Estou virando fã.
Saudades! "Ai mainha"