segunda-feira, 14 de julho de 2008

Habeas Corpus a quem precisa de uma "Opportunity"

Com um título multiidiomático (com a licença de Aurélio e Houaiss) desse, até parece que meu caminhão foi dar a volta ao mundo! Mas que nada, são termos tão costumeiros aqui no Brasil que até D. Ivone, de lá de Xique-Xique, já está inteirada no assunto.

Só para começar, quanto custa um delegado? Tem gente que guarda mais de um milhão em casa só para comprar um. Até que não é tão absurdo isso... Bem, para quem já ouviu sobre dólares na cueca, cela em presídio com chave que tranca por dentro e emprego público sem concurso para ganhar 10 mil por mês, não duvido que alguém guarde tal quantia em casa, afinal, pagar juiz...

A Polícia Federal faz uma mega-operação, prende bandido do colarinho branco, faz apreensão de uma grana daquelas, mostra-nos que ainda podemos confiar (com algumas ressalvas) em ações de alguma polícia, e ainda tem gente no Congresso reclamando porque toda a mídia cobriu o ocorrido, filmando até banqueiro com algemas... Exagero? Superexposição? Produção cinematográfica? Estão dizendo por aí que a Polícia Federal e o Judiciário não se entendem. Se for por causa disso, acho que tem gente com medo de alguma coisa... Será que tem alguém tendo pesadelos com o bordão "quem será a próxima vítima"?

Aliás, PF prende, Judiciário manda soltar. PF encontra mais evidências, prende novamente, e o Judiciário diz que não são suficientes e solta... Juro que um dia eu tentarei entender o que se passa. É o suficiente? Ainda não! A Magna Carta, de 1215, ensinou algo que de mais interessante existe no direito: o Habeas Corpus. E os advogados brasileiros transformaram no que existe de mais injusto. Garanto que furtar uma lata de leite não dá direito a um habeas corpus se é para matar a fome de um filho, mas, para quem furta o suficiente para comprar a fábrica que comercializa esse leite, sair dois dias após com um largo sorriso no rosto já é corriqueiro. Se D. Ivone soubesse ler, ela diria agora: -"Oxe meu fio, é que o homi tem muitcho dinhero!".





Sabedoria popular: "Eu tô ficando velho, né besta não!" - Alguém já ouviu essa expressão?

3 comentários:

Carol Gentil disse...

Eu tive qi vir aqi depois de tudo qi li, só pra deixar uma frase:
" Isso, só se ver no BRASIL "
Viva ao STJ.

Unknown disse...

[b]É... Agora vc voltou, rsrsrsss.

Sobre o ocorrido, tenho uma razão: O Avó do Ministro do STJ era amigo íntimo do Avó de Daniel Dantas, e hj, a amizade foi herdada por um Dantas e Pontes...

Paciência... Pq se n a tiver, chamarei Bin Laden ou um mais violento: Bush.

Abração, Irmão!

Erick Macau disse...

rsrsrsrsrsrsrsrs
texto engraçado e triste simultaneamente.
abraços libertários